Buscar
  • José Roberto Napolitano

Equilíbrio e Harmonia

Observando o momento, decidi escrever para empresários e gestores de organizações, lembrando de dois aspectos fundamentais na condução de processos de mudanças: Equilíbrio e Harmonia, mantendo a competitividade e lucratividade.


Mudar para se manter competitivo... lucrativo... organizado... comprometido...

O que...? Como...? Quando...?


Os termos Equilíbrio e Harmonia caminham juntos! São inseparáveis, pois para se obter Harmonia é preciso manter o Equilíbrio e, para se obter o Equilíbrio é necessário promover a Harmonia.


Observem a Natureza! Uma floresta, sem intervenções externas, se mantém equilibrada dentro dos três reinos, mineral, vegetal e animal. No entanto, temos que analisar uma floresta como um todo, e não somente uma árvore ou qualquer outro elemento, que pertença a este ecossistema.


Imaginem quantos elementos diferentes há numa floresta! Quantas variáveis podem afetar qualquer uma das partes, influenciando o equilíbrio natural, inclusive considerando a ação das forças da Natureza.


Creio que todos já assistiram a um concerto musical! O maestro comanda todos os elementos pertencentes à orquestra, para produzir uma maravilhosa harmonia de sons, que encantem todos os corações. Isto mantém o equilíbrio das partes para produzir a Harmonia.


Aqui também existem muitas variáveis, que precisam ser orientadas, para que os objetivos do evento sejam alcançados e, permitam a satisfação plena da plateia.


Uma empresa também precisa operar de forma equilibrada e harmoniosa!


As organizações também possuem muitos elementos e, muitas variáveis, que devem ser administrados, como o equilíbrio de uma floresta e a harmonia de uma orquestra. Aqui coexistem o ambiente interno e o ambiente externo com todas as suas diferenças, e se comunicam através dos processos e fluxos de trabalho operacionais.


Estes processos carecem ser revisados constantemente, porque sempre há oportunidades de melhorias, seja em momentos que consideramos normais ou em crise. A tecnologia disponível permite a automatização de muitas etapas, mas são as mentes das pessoas, que identificam as possibilidades de fazer diferente e melhor. Ou seja, precisam fluir com equilíbrio e harmonia.


A tecnologia também permite obtermos informação em tempo hábil, para tomadas de decisão conscientes e efetivas. No entanto, precisa estar disponível e ter credibilidade.

Cada empresa necessita de um sistema de informações gerenciais, que é específico para cada uma. E isto não vem pronto, precisa ser construído, operado e gerenciado.


Em minha caminhada profissional, tenho visto pessoas trabalhando de forma automática sem gerenciamento do que fazem, ou do que deveriam e poderiam fazer. Não há o preparo adequado para a função executada, e nem vínculo com as pontes que unem as atividades do processo em que trabalham.


Há um campo enorme de oportunidades de mudanças organizacionais, que resultam em equilíbrio e harmonia na execução do propósito de um negócio. Porém, empresários e gestores precisam abrir a mente para buscar experiências e competências diversificadas no mercado. Há soluções para todos os tipos de dificuldades.


Com menores custos, com maiores índices de produtividade, com maior lucratividade, melhoria de qualidade, menor tempo para chegar e atender o mercado, equipe operando com maior efetividade, processos e fluxos operacionais mais enxutos e automatizados, tomada de decisão mais consciente e visão de futuro. O que mais um empresário poderia desejar em seu negócio?


Os empresários e gestores estão envolvidos em suas atividades no dia a dia das operações, não dispõem de tempo para observar, analisar, promover e gerenciar as mudanças necessárias, precisam de suporte externo, que observem o panorama com outros olhos, focado na solução para os obstáculos que estão impedindo o equilíbrio e a harmonia na empresa.


É preciso formar as equipes que estarão no comando das organizações hoje e no futuro, de forma estruturada e madura.


Concluo este artigo, esperando ter despertado consciências, seja de empresários, gestores de negócios ou outras pessoas, no sentido de que as mudanças são uma certeza em nossas vidas e nossos negócios e, devem ser realizadas com equilíbrio e harmonia.

José Roberto Napolitano

Consultor em Gestão Empresarial


#equilíbrio #harmonia #mudanças #lucratividade #processos #fluxos #sistemas #informação

0 visualização
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

©2020 Muster Consultoria